Quando falo em DIETA, o que vem à sua mente?
Imagino que seja dieta para emagrecimento ou controle do peso, certo?
Há uma confusão a respeito deste assunto quando ele envolve mulheres grávidas, então, é sobre este tipo de dieta que quero falar aqui.
Vamos lá...
Pensa comigo: a gestação é o período de formação de um novo ser, certo?! Imagine quanto esforço o corpo da mãe precisa fazer para que isso aconteça!
Ele precisa de mais energia, de mais proteínas, de gorduras de boa qualidade, vitaminas, minerais e mais algumas substâncias que não são consideradas nutrientes.
Então imagine se essa mãe, por medo de engordar, deixa de comer alimentos que forneçam justamente tudo isso que ela mais precisa agora?!
Duas coisas podem acontecer:
Prejuízo no desenvolvimento do seu bebê – menor formação da placenta, menor transporte de oxigênio, menor passagem de nutrientes para o bebê, deficiências imunológicas do feto, sequelas na formação do tubo neural, na formação de enzimas, baixo ganho de peso, parto prematuro.
Desnutrição materna – alguns nutrientes, quando em falta na alimentação da mãe, são retirados do próprio organismo materno, como acontece com o Cálcio, por exemplo, que é retirado dos ossos da mãe.
O estado nutricional adequado na gestação diminui o risco de problemas para a mãe e para o bebê.
Então, fica fácil concluir que não, uma mulher grávida não deve fazer qualquer tipo de dieta restritiva sem o devido acompanhamento profissional que garantirá o adequado fornecimento de tudo aquilo que a gestação precisa para ser bem sucedida, ok?!
Conte comigo!
Joyce Frassetto | Nutricionista | CRN10-8349